Quando se fala a respeito da coletividade de um ônibus, não está relacionado apenas ao fato de permitir mais de uma pessoa utilizar este transporte, mas, também, o impacto que ele tem na sociedade e, consequentemente, o meio ambiente.
O último estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 65% da população das capitais usam transporte público. De acordo com o boletim, 20% das emissões globais de CO2 vem do setor de transportes.
As mudanças que o coronavírus trouxe podem ter alterado essa perspectiva. Porém, isso só será possível mensurar após a pandemia acabar. Até lá, o ônibus continua sendo uma alternativa sustentável de transporte, principalmente para aqueles que precisam se deslocar dentro de grandes metrópoles.
Benefícios ao meio ambiente
Utilizar ônibus ajuda a reduzir o número de motos e carros, por exemplo. Consequentemente, são menos poluentes no ar. O dióxido de carbono, o CO2, normalmente liberado pela queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, é responsável por grande parte da poluição do planeta, afetando a camada de ozônio.
O Instituto de Energia e Meio Ambiente (Imea) revela que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões dos gases de efeito estufa, vilões do aquecimento global.
Além disso, um só ônibus ocupa 3% do espaço das vias e transporta, em média, dez vezes mais pessoas que um carro. Mas como saber, também, se o ônibus utilizado não é mais um poluente? Através do ISO 14001.
Qualidade certificada
A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental. Isso possibilita que as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.
O objetivo principal da ISO 14001 é possibilitar que as empresas atendam às suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente. Contudo, nem todas as empresas possuem este certificado, que é concedido após uma rigorosa análise e auditoria da companhia.
A ISO 14001 possui uma abordagem sistêmica e estabelece melhores práticas para:
- Proteção ao meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
- Mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais da organização;
- Aumento do desempenho ambiental;
- Utilização de perspectiva de ciclo de vida que pode prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida.
Benefícios de uma gestão ambiental
A Templum, empresa de certificação ISO e consultoria relacionada, elenca alguns dos benefícios para as empresas que adotam um serviço de gestão ambiental:
- Redução de riscos de acidentes, de sanções legais etc;
- Aumento da qualidade dos produtos, serviços e processos;
- Economia ou redução do consumo de matérias-primas, água e energia;
- Captação de novos clientes;
- Melhora da imagem e dos processos;
- Aumento das possibilidades de permanência da empresa no mercado, e das possibilidades de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental.
Para ficar atento, veja se a empresa possui o selo, o que demonstra a certificação. A Rimatur, por exemplo, possui desde 2010, confirmando o propósito de contribuir para preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida.
Tudo isso, afinal, indica que o transporte coletivo é a forma mais eficiente para a mobilidade urbana, sob a ótica ambiental.