Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Por que o ônibus contribui para uma efetiva coletividade no trânsito?

Coletividade Rimatur

novembro 17, 2020

A principal vantagem do fretamento, sem dúvidas, é a coletividade. Ao utilizar ônibus, consequentemente, o número de veículos como motos ou carros reduzem, melhorando o fluxo no trânsito. Isso faz com que as viagens sejam mais rápidas, e diversos trabalhadores cheguem à tempo nas empresas.

Nos últimos anos, muito tem se incentivado a utilização de meios de transporte coletivos. Os benefícios são desde a melhoria no meio ambiente, pois são menos automóveis liberando gás carbono, até o tráfego. Outra vantagem coletiva na utilização de ônibus, principalmente de fretamento, é a acessibilidade a milhares de trabalhadores e estudantes.

 

E se não houve esse tipo de transporte?

Em um cenário de suspensão dessas atividades, por exemplo, além do enorme número de veículos que haveria nas ruas, deixaria de ser acessível a todos. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostrou que os trabalhadores e estudantes seriam os mais impactados, tendo em vista que das 8,3 milhões de pessoas que utilizam os ônibus diariamente, 54,3% estão à trabalho e outras 20,6% para estudo.

Isso porque as alternativas para os ônibus e metrôs, como taxis e aplicativos, não seriam economicamente viáveis nem poderiam alcançar todos os destinos esperados.

 

Mobilidade urbana

Além disso, quanto à mobilidade urbana, os coletivos colaboram para o desenvolvimento das cidades ao ocupar menos espaços nas vias e transportar mais passageiros. Esses fatores, consequentemente, contribuem para a redução dos níveis de congestionamentos no trânsito.

Para ter uma noção dos impactos, um ônibus conduz a quantidade de pessoas equivalente a 40 carros, conforme apontou o estudo da associação nacional. Devido a esse e outros motivos, se dá a importância da luta pela priorização deles nas vias.

 

A importância desses transportes

Atualmente, o formato é responsável por 25% de todas as viagens realizadas por ano no Brasil, ou 85%, considerando apenas a modalidade de transporte coletivo. Até mesmo no âmbito norte-americano, o ônibus representa mais de 50% das viagens realizadas no transporte público.

O que precisa haver para melhorar o transporte por ônibus é a adoção de políticas, como a que dedica faixas para separá-los do tráfego de veículos particulares. Isso possibilita atingir maiores velocidades médias comerciais e, consequentemente, maior satisfação do usuário, uma vez que quanto maior a velocidade e menor a variabilidade, melhor a avaliação do sistema.

A Rimatur preconiza o uso de transporte coletivo. O Fretamento Contínuo, por exemplo, é voltado para o transporte de funcionários de empresas em suas idas e vindas diárias ao trabalho. Esse formato garante conforto, segurança e pontualidade de seus colaboradores.