Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Corona vírus: medidas de prevenção ao utilizar transporte público

maio 5, 2020

Estamos no meio de uma pandemia e o vírus Covid-19 tem uma capacidade extremamente alta de disseminação e infecção de novas pessoas. Por isso, devemos ter muito cuidado e seguir as recomendações das autoridades de saúde, obedecendo noções básicas de higiene e proteção.

Para muitos que não podem ficar em casa, e necessitam se deslocar pelas cidades usando o transporte público, o risco pode ser maior devido ao contato com outras pessoas ou superfícies infectadas. Mas o que fazer para se proteger nos ônibus, trens e metrôs todos os dias?

Dentro de qualquer modal de transporte, é praticamente impossível não tocar ou se apoiar em barras e assentos, até porque é uma questão de segurança. Em casos assim, sempre tenha o seu álcool em gel 70º, e higienize as mãos imediatamente, após deixar de usar estes espaços, o ideal é lavar as mãos com água e sabão, caso seja possível. Você se protegerá do Corona vírus e de outras doenças que usam do mesmo expediente de transmissão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda recomenda outras ações que são muito importantes:

  • Manter distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas no mesmo ambiente, sempre que isso for possível;
  • Nunca tocar nos olhos, nariz, boca e outras partes do rosto antes de lavar as mãos;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com o braço, sem usar as mãos;
  • Usar máscaras de proteção, de preferência as caseiras (deixar as industriais para os profissionais de saúde), por no máximo 2 horas, trocar por uma substituta e se a anterior não for descartável, colocá-la num saco plástico, muito bem fechado após usá-la, para lavar em casa com no mínimo 15 min de molho em solução com água sanitária e água;
  • Limpar com álcool objetos tocados frequentemente nesses meios, como o celular, chaves ou livros e revistas.

Os mesmos cuidados podem ser usados no uso de carros compartilhados por aplicativo e táxis.

Ao chegar em casa, deixe sapatos do lado de fora ou num canto na entrada, troque de roupa, colocando a usada para lavar ou em saco plástico, deixando-a isolada até ser lavada, e se puder tome um banho. Caso não seja possível, lave bem as mãos e as higienize com álcool em gel. Sempre que manipular algo que veio da rua, ou esteve em contato com outras pessoas, higiene esses pertences ao entrar em casa e mantenha, mais uma vez, as mãos limpas.

Caso você apresente febre, dificuldade de respirar, dor de garganta, cansaço e tosse seca, a orientação do Ministério da Saúde é ligar no número 136 para buscar informações ou procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Redes de emergência, devem ser evitadas, destinadas apenas para casos graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos e os portadores de doenças crônicas e pacientes que passam por quimioterapia.

Nos carros da Rimatur Transportes, intensificamos as limpezas dos veículos com uma Sanitização com Nebulização no mesmo sistema usado em Hospitais além das medidas usuais com álcool 70% nos braços de poltronas e pega mãos e cinto de segurança, e com uma higienização mais rigorosa dos ônibus após cada uso. Também estamos recomendando aos motoristas rodar com as janelas abertas. Todos juntos vamos combater a disseminação do Corona vírus.