Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Quais investimentos fazer no setor de transportes para aumentar a qualidade oferecida?

março 5, 2020

Não existe época para se pensar em investimentos que podem trazer benefícios e qualidade aos seus clientes. E no setor de transportes também é assim. Algumas áreas podem otimizar suas atuações com os investimentos certos. Vamos ver?

Lembrando que para qualquer investimento é necessário entender o momento da sua empresa: fase do negócio, necessidade, mercado de atuação, estratégia e capacidade de aporte financeiro. O que não impede, independente do estágio, que haja investimentos, basta se precaver e planejar bem o que será feito.

Vamos há alguns pontos importantes que você deve considerar para começar os investimentos em sua empresa.

Roteirização de trajeto 

Ao colocar um carro na rua, você vai depender de caminhos e trajetos para conseguir cumprir o seu serviço no dia. Acontece que, às vezes, não há um planejamento dessas rotas, gerando tempo perdido, maior gasto de combustível e uma operação mais cara, no geral, com desgaste acelerado de peças mecânicas.

Um dos melhores investimentos nesta área é em roteirização de trajeto: definição das melhores rotas para um destino, pensando em termos de tempo, custo e qualidade.

Análise de dados 

Em qualquer operação, dados e informações são geradas a todo momento. Saber olhá-los e, principalmente, interpretá-los faz diferença para entender onde melhorar e possam existir possíveis gargalos.

Aqui, temos que ter o auxílio de tecnologia, e aí está o principal investimento. Ferramentas que estabelecem parâmetros de controle e monitoramento, criam padrões e históricos de análise e progresso e comparações de períodos impactarão diretamente em como sua empresa vai realizar o dia a dia.

Satisfação dos clientes 

O principal objetivo de qualquer oferta de serviço é deixar clientes satisfeitos, e em uma operação de transporte de passageiros, isto passa por conforto, segurança, cumprimento de horários, bom clima interno e preço justo.

Ao conversar e escutar o que esses clientes têm a falar, pode haver ótimas dicas e ideias para se implantar na rotina de serviços, por isso, manter um canal efetivo de interação, é um investimento importante em qualquer momento. Isso pode ser feito com uma pesquisa de satisfação por app, e-mail ou deixar um canal de comunicação através dos motoristas. Pense na melhor forma para seu negócio.

Independente do investimento que ainda deve realizar, será necessário a contratação de prestadores de serviço, mas não saia assinando contrato com a primeira empresa que aparecer ao seu anúncio: realize pesquisas sobre a solução que deseja, entenda como funciona, o que você deve fazer internamente para implantação, converse com clientes atuais do fornecedor, procure por possíveis reclamações na internet e avalie o suporte oferecido.

E, acima de tudo, não pense em investimentos como gastos e sim, a possibilidade de melhorar seus serviços como fator para aumentar sua produtividade e ganhos.

Podemos afirmar que olhar para o negócio por esse prisma, realmente, melhora a sua rotina operacional. Aqui, na Rimatur Transportes, buscamos a excelência em todos os serviços.