Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Gestão de equipes: você pode implantar na sua empresa de transporte!

janeiro 20, 2020

Quem comanda ou faz gestão de uma empresa de transporte sabe o quanto o dia a dia depende de muitos setores para que as partes funcionem bem e integradas: maquinário adequado, sistemas informatizados e inteligentes, veículos apropriados e bem conservados, espaço físico do tamanho correto.

Mas acima de tudo, as empresas são feitas por pessoas e por mais tecnologia que haja em diversas áreas, uma equipe competente e motivada comandada por um gestor atualizado faz toda a diferença na condução e resultados. Aqui, entramos no tema de hoje do post do blog, a gestão de pessoal é importantíssima para quem quer ter um negócio lucrativo e que ofereça um serviço de qualidade.

Durante o texto, você vai poder ver dicas úteis que você pode aplicar na sua equipe e entender como essa área de conhecimento vai mudar o andamento da sua rotina de trabalho. Boa leitura!

Estratégia e Performance

Quando falamos de gestão de pessoas, estamos ligados ao setor de recursos humanos das empresas. Nela, se cuida das demandas burocráticas e pessoais ligadas aos colaboradores, seja contratação, gestão de carreira, treinamentos, problemas e desenvolvimento humano.

Em empresas ligadas a transporte, é mais comum o ritmo acelerado de decisões e execução de atividades, por isso, um setor de gestão acostumado à rotina e presente se faz cada vez mais necessário. É clara a relação entre investimento na motivação e capacitação dos funcionários e suporte ao crescimento profissional com o aumento da performance e resultados.

Vamos listar alguns benefícios que a sua empresa pode conquistar com o novo ambiente que uma gestão eficiente de pessoas pode trazer:

Produtividade

A partir do conhecimento dos pontos fortes e das deficiências de uma equipe e de cada colaborador, fica mais fácil desenvolver processos importantes para alcançar melhores resultados individuais.

Vivemos em mercados cada vez mais competitivos, e estar mais próximo de cada funcionário é um diferencial saudável na hora de analisar desempenhos e entender rotinas. Este cenário propicia uma produtividade elevada que acarreta satisfação de clientes, redução de custos, qualidade de serviço entregue e lucros.

Retenção de talentos

Pesquisas mostram que dentre os muitos fatores que podem fazer um funcionários escolher e permanecer em uma empresa estão questões tangíveis como salário, benefícios ofertados, cargo, localização da empresa, mas o que mais tem crescido é a possibilidade do colaborador se enxergar prestigiado pelo empregador e enxergar possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Como citamos acima, o ambiente de trabalho é cada vez mais competitivo e os melhores funcionários estão, constantemente, sendo impactados por ofertas e novas experiências em outras companhias. Segurar esses talentos é importante para o seu crescimento e melhoria de serviços.

Motivação de equipe

Motivação é sinônimo de valorização. Equipes que se sentem valorizadas rendem mais. A produção de resultados é aliada a equipes motivadas. É uma equação muito simples. Empresas que querem crescer, necessitam entender que gestão pessoal em atividades de transporte é fundamental para o crescimento.

Ações como planos de cargos e salários, celebração e premiação por conquistas, feedback de líderes e oferta de treinamentos e cursos ligados a área de atuação são opções interessantes para qualquer gestor implantar para suas equipes.

Todo funcionário quer se sentir importante e saber que o seu esforço é visto e notado. Para que haja um trabalho frequente e amplo de valorização de todos os colaboradores, a área de gestão precisa estar preparada e estruturada. E você, já pensou em como melhorar o clima na sua empresa de transporte?