Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Como a sua saúde pode ser afetada pelo trânsito

dezembro 20, 2019

Você já parou pra pensar quanto tempo passamos no trânsito no nosso dia a dia? São tantas horas e nem percebemos. E acima disto, não damos atenção a como isso influi em nossa saúde, principalmente pela forma como lidamos com a rotina nas ruas.

Um estudo da Universidade de São Paulo, a USP, demonstrou que em São Paulo, cada cidadão perde 1h30 por dia nos deslocamentos pela cidade. É muito tempo, e vamos listar como alguns males gerados pelo processo diário do trânsito pode gerar problemas para a saúde de todos nós.

1 – Estresse

Você já se estressou no trânsito? Com certeza, já. São poucas as pessoas que não se influenciam com engarrafamentos. Existem inúmeros estudos que mostram como o estresse é responsável por problemas de saúde, desde insônia, passando por disfunções cardíacas até perda de concentração e de produtividade no trabalho.

2- Dores musculares

Se manter na mesma posição por horas, sem movimentação e alteração de postura, pode causar dores musculares. Onde você vai mais sentir? Nas costas. Ombros e pescoço também podem ser afetados, e o estresse pode piorar ainda mais os incômodos.

3 – Poluição

Logicamente, estamos falando sobre fumaça e elementos que são expelidos pelos escapamentos dos carros, problemas como rinite, bronquite e asma são agravados ao ser exposto a grande quantidade ou por demasiadas horas de poluição. Mas também podemos colocar nessa conta a poluição sonora: buzinas, motores, freadas, música alta…a toda hora somos impactados com algum barulho alto demais, olha o estresse de novo sendo instigado.

4 – Má alimentação

Algumas pessoas usam as horas no trânsito para realizar algumas tarefas, como se alimentar, por exemplo. Se você é o motorista, saiba que está cometendo uma infração e aumenta o risco de um acidente, assim, como passamos muitas horas dentro do carro, é normal não comer com calma ou não se alimentar por muito tempo, o que gera uma alteração de rotina receitada pelos médicos com alimentação em intervalos regulares.

5 – Acidentes de trânsito

Como citamos acima, aproveitar o tempo no trânsito para resolver outras pendências, como a alimentação, gera perda de atenção e colabora com o aumento de acidentes. Imagina quantas pessoas nos engarrafamentos, fazendo a mesma coisa e desviando atenção do principal que é dirigir? Probabilidade alta de acidentes.

Falamos principalmente por transporte de carro, mas problemas similares podem acontecer em transporte público. Algumas opções como alterar o seu horário de trabalho para fugir dos horários de pico, promover uma solução de caronas com colegas de trabalho que moram perto e apostar no transporte fretado, podem ajudar a diminuir os impactos destas questões no dia a dia.

Se decidir por usar o transporte fretado, pode contar com a Rimatur Transportes,  somos a maior empresa de fretamento do Sul do País e segundo a revista Transporte Moderno (Revista Maiores e Melhores do Transporte edição 32 – novembro de 2019), a Rimatur foi eleita primeira colocada no ranking das Maiores & Melhores empresa do segmento no Brasil.