Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Dicas para cuidar do seu carro no inverno!

Agosto 13, 2019

Não somos apenas eu e você que sofremos com o frio, o seu carro também! Assim, algumas medidas preventivas são muito importantes para que não haja percalços na hora de se deslocar. Neste post de hoje, vamos dar algumas dicas do que você pode fazer, aí na sua casa, para evitar problemas com as baixas temperaturas.

  1. Verificar óleo e filtros de óleo

Sempre faça a troca de óleo de acordo com as especificações do fabricante e do seu mecânico, óleo limpo e filtros novos são a chave para andar no frio.

  1. Tempo para esquentar o motor

Carros com injeção eletrônica fazem o aquecimento do motor automaticamente enquanto se deslocam, basta nos primeiros quilômetros você dirigir mais devagar. Em carros mais antigos, o ideal é deixar o motor ligado um pouco antes de sair do lugar.

  1. Cuide bem dos pneus

O principal é estar sempre com a calibragem adequada e, claro, andar com pneus em bom estado e com sulcos acima da marca do fabricante. Estradas em condições de extremo frio podem ser mais escorregadias devido a neblina ou sereno. Por isso, nunca abuse de frenagens em vias com essas condições.

  1. Atenção a bateria

No inverno, é comum usar mais recursos do carro que utilizem a carga da bateria, atenção se ela está carregando normalmente durante o tempo do motor ligado.

  1. Verifique se mangueiras e correias do motor estão em boas condições de funcionamento

No frio, é mais fácil para correias e mangueiras ressecarem devido às condições do tempo.

  1. Tem ar condicionado com aquecedor? Limpe o filtro

O filtro do ar condicionado pode ser um acumulador de contaminantes durante o ano e quando é preciso usá-lo, pode espalhar no ar esses agentes.

  1. Proteja a pintura do seu carro

Temperaturas baixas podem ser muito agressivas para a pintura. Sempre que puder, passe uma boa cera na lataria.

  1. Cheque as palhetas do parabrisa.

Assim como as mangueiras e correias, as palhetas também podem ressecar mais facilmente no inverno e atrapalhar a limpeza dos vidros.

  1. Como estão as luzes do seu carro?

Com menos horas de luz natural, mantenha as luzes do seu carro sempre funcionando, você vai precisar delas por mais tempo. 

Todo cuidado com o seu carro significa mais segurança para você e a todos em sua volta no trânsito. Então, capriche no seu agasalho e nas medidas preventivas do seu veículo no inverno!