Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Dicas de como ser um motorista consciente!

Agosto 6, 2019

Quantas vezes, no dia a dia do trânsito, você passou por situações em que precisava de uma ajuda ou gentileza de outro motorista e não recebeu, ou podia dar a mesma atenção e também não o fez? Diariamente, todos os condutores se deparam com momentos assim e não se dispõe a tomar uma atitude gentil.

No post de hoje, vamos dar dicas essenciais para você se tornar um motorista mais consciente.

  • Faça as sinalizações corretamente

Em toda movimentação, para mudar de faixa ou de via, é preciso usar as setas. Assim, você avisa com segurança aos outros motoristas o que pretende fazer na condução do seu veículo. Pense que além de tornar o seu caminho mais seguro, você evita alguns pontos na sua carteira de habilitação e uma boa multa.

  • Use a buzina com moderação

A buzina de um automóvel é usada para chamar a atenção de pedestres ou outros condutores que estão desatentos, é claramente mais um item de segurança do veículo. Por isso, não a use para reclamar de uma fechada ou de qualquer outro incidente. O barulho da buzina pode incomodar muita gente, principalmente em áreas residenciais ou de hospitais.

  • Espere a sua vez

Se você estiver mais rápido que outro automóvel e dentro do limite de velocidade da via, ao pedir passagem não pisque o farol incessantemente, sinalize apenas uma vez e aguarde com paciência a sua vez de passar. Pense em você na situação contrária e se iria gostar de ter alguém te importunando, dirigindo bem perto do seu carro e dando farol alto.

  • Respeite a sinalização

Um trânsito mais seguro passa pelo respeito às leis e a sinalização existente, procure sempre cumprir o que determina as regras da via onde você estiver trafegando, principalmente o limite de velocidade máxima, orientado pelas placas e a mínima, que é a metade da máxima.

  • Cuidado com outros participantes do trânsito

Quando tomamos cuidado, não apenas conosco mas também com os outros veículos, motos, pedestres e bicicletas, mantemos todos mais seguros. Cuidado, principalmente, com os que são mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas. É aconselhável manter 1,5m de distância deles nas vias.

  • Otimize rotas e caronas

Quando puder evitar de colocar mais um automóvel nas ruas, todos agradecem, assim sempre que puder organizar um sistema de caronas entre amigos e familiares para ir ao trabalho ou para se divertir, o faça!

  • Revisões periódicas

Manter seu carro em bom estado diminui as chances de problemas que podem fazer você ficar parado no meio da rua. Isto evita mais caos no trânsito confuso das grandes cidades e estresse para você na hora de resolver toda a confusão.

Nossos motoristas são treinados e praticam essas dicas todos os dias nas ruas, e no que depender de nós o trânsito vai se tornar um lugar mais gentil para todos!