Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Mitos e verdades das leis de trânsito

Julho 30, 2019

A legislação de trânsito brasileira tem muitas leis e poucos motoristas conhecem a fundo o seu conteúdo. Assim nascem as dúvidas e consequentemente, os mitos sobre o que é verdadeiro na lei. Aqui, reunimos as principais confusões que não se sabe de onde veio, mas que podem te fazer levar uma multa e nem sabia.

1 – Dirigir sem camisa

Nunca houve nada na legislação que diz respeito a isso. Inclusive conversar com policiais não é proibido.

2 – Rodar com um carro zero-quilômetro sem placa

Existe um tempo para andar com o carro zero sem placa: são 15 dias contando a partir da data do carimbo de saída na nota fiscal, mas você não pode sair dirigindo por aí em todo lugar: a resolução 269 do Contran prevê que o carro “pode circular apenas do pátio da fábrica ou da concessionária até o órgão de trânsito do município de destino”. Evite estradas e dirigir a noite, condições fora da jurisdição da resolução.

3 – Velocidade mínima para trafegar

Existe uma velocidade mínima para andar no trânsito, ela corresponde à metade da velocidade máxima permitida para a via, sendo que esteja com trânsito livre. Andar muito devagar também gera multas: R$ 85,13 e 4 pontos na carteira.

4 – Carga sobre o bagageiro de teto

A altura máxima é de 50 cm a partir do teto do carro e não pode passar os limites da carroceria. Para bicicletas, essa norma não é válida.

5 – Parar sob a placa de proibido estacionar

Quando houver uma placa de proibido estacionar, o motorista pode parar apenas para embarque e desembarque de passageiros, se o motorista sair do carro para ajudar, por exemplo, pode ser considerado estacionado.

6 – Habilitação específica para rebocar um trailer e carreta

Motoristas com a categoria B podem dirigir automóveis com uma carretinha presa no engate traseiro, um trailer ou até um motor home. Mas fique atento ao limite de poder levar até oito passageiros e que pesem no máximo 3.500 kg.

Qualquer outro tipo de que exceda este número, faz-se necessário o uso de habilitação com categoria C.

7 – Som alto

Se você estiver ouvindo som acima de 80 dB (decibéis), pode levar uma multa de R$ 127,69 e 5 pontos no prontuário. Mesmo que seja difícil, pois poucas viaturas detém o aparelho específico de medição.

8 – Substâncias perigosas

É proibido transportar combustível em galões grandes, ou qualquer líquido inflamável, até mesmo um botijão de gás.

9 – Animais soltos dentro do carro

Não existe proibição para o animal andar solto, apesar de ser perigoso em caso de colisão ou distração do motorista. Mas nunca ande com ele no banco ao lado do motorista ou entre as pernas, aí pode gerar uma multa.

Infrações que ninguém se atenta que pode estar cometendo:

  • Ao sinalizar a estrada ou rua com cones, galhos ou o triângulo do carro para poder estacionar em uma emergência, sempre limpe a área quando tudo estiver resolvido, ou você pode ser autuado.
  • Acenda a luz de lanterna ao parar à noite para embarque e desembarque.
  • Deixar vazio o reservatório do limpador de para-brisa é infração, já que é um item de segurança, e ele estando sem funcionar é contra a lei.

É muito importante estar atento às leis de trânsito e principalmente conhecê-las, garante a sua segurança, a de todos a sua volta e também aquele peso a menos no bolso. Aqui, na Rimatur Transportes, todos os nossos motoristas passam por cursos de tempos em tempos para estar sempre em dia com as leis atuais.