Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Como se portar com chuva ao dirigir?

Julho 23, 2019

Ao estar na direção de um carro, muito são os desafios que estão na nossa frente e os que podem aparecer, por isso estar sempre atento e preparado para tomar as atitudes necessárias, é fundamental.

Um dos fatores que mais assustam os motoristas, seja experiente ou não, é a chuva. Ela altera toda a forma de dirigir e se portar ao volante e no post de hoje do nosso blog vamos listar algumas dicas de como dirigir com segurança sob algumas condições de chuva, vamos lá:

  1. Chuva Forte Demais, Pare o Carro

Podemos ter cada uma análise do que é chuva forte ou não, mas para você saber se ela é acima do aceitável para direção, fique de olho na velocidade mais rápida do limpador de para-brisa, se não for suficiente para garantir uma condição de visibilidade mínima, é hora de parar o carro em algum lugar seguro e esperar o tempo melhorar. Se tiver de parar no acostamento da estrada, ligue o pisca-alerta para que os demais veículos possam te visualizar.

  1. Limpador de Para-Brisa em Bom Estado

Sabia que dirigir sem usar o para-brisa é infração grave? Isso significa que o motorista flagrado nessa condição terá de pagar R$ 195,23 de multa e receberá cinco pontos na habilitação.

Por isso, sempre acione a ferramenta quando começar a chover e esteja sempre atento para o seu estado de conservação, ao identificar ressecamento da borracha ou que ele não desempenha a função bem, está na hora de trocar.

  1. Desembace os Vidros

É normal em estado de chuva, os vidros embaçarem, pela troca de calor com quem está dentro do carro. Sempre tome uma atitude para corrigir isso: a maioria dos veículos com ar condicionado possui uma função que joga o ar no para-brisa, tanto faz se for quente ou frio. Se o seu veículo não possui ar condicionado, é simples, abra um pouco os vidros para o deixar o ar circular, vai ser mais demorado, mas também funciona.

  1. Pneus em Bom Estado

Pneus lisos são terríveis para a segurança na chuva, essa dica é para antes de dirigir na chuva, esteja sempre atento ao estado de conservação dos pneus do veículo. Quando acabam os sulcos, o pneu já não tem mais estabilidade tanto no seco, quanto, principalmente, na chuva. Para saber a hora de trocar, basta observar o indicador de desgaste, uma elevação de borracha com 1,6 mm de altura a partir do fundo do sulco.

  1. Use Faróis Mesmo de Dia

Pela nova legislação de trânsito, os faróis devem estar acesos ao dirigir em rodovias mesmo que de dia, então durante a chuva, mantenha-os acesos.

  1. Guie-se Pelas Linhas e Tachões

Com chuvas muito fortes, a visibilidade pode ser comprometida, e nas estradas a dica para fazer o traçado correto da rodovia é seguir paralelo – na esquerda – à linha que delimita o acostamento ou use a referência dos tachões refletivos que separam as faixas.

  1. Cuidados ao volante

Algumas dicas de direção: diminua a velocidade, quanto mais rápido você estiver maior a chance de perder o controle em curvas ou movimentos bruscos; mantendo a velocidade controlada ao frear, não precisa dar fortes pisões no freio; mantenha uma distância segura ao carro da frente, calculando sempre 5 segundos; tenha muita cautela ao ultrapassar, a pista molhada torna qualquer manobra mais arriscada.

  1. Dirija em Rotação Mais Alta

Ao dirigir com rotação mais alta, você proporciona maior tração e, portanto, estabilidade ao veículo na chuva.

  1. Aquaplanagem

Perder o contato direto com o asfalto por estar passando por cima de uma lâmina de água pode acontecer mesmo com pneus em bom estado e baixa velocidade.

Caso passe por isso, mantenha as mãos firmes no volante e não acelere mais. Se o seu automóvel tiver freios ABS, acione suavemente o pedal. Ao sentir que o carro está em contato novamente com o solo, faça um teste movimenta o volante, lentamente de um lado para o outro.

  1. Atravessar Uma Via Alagada

Se observar que a água ultrapassa metade das suas rodas do veículo, não vá em frente. Caso, decidir passa por uma via alagada, vá de primeira marcha e mantenha a aceleração constante. Evite frear ou trocar a marcha e não deixe o veículo desligar. Em situação que isso ocorra, mantenha em ponto morto e empurre o carro até um local seguro.

A segurança deve estar sempre acima de qualquer atitude a ser tomada, por isso, sempre que tiver dúvida ou receio de algum movimento ou ação, não o faça. Garantir o bem de estar de todos no trânsito, esse também é o jeito Rimatur de transportar!