Todo profissional precisa estar preparado para enfrentar as dificuldades e a concorrência do mercado de trabalho. Isso inclui capacitação e aprimoramento para se diferenciar no mercado. Os motoristas também estão incluídos nessa análise. Para quem pensa que apenas ser hábil atrás do volante é o que vai garantir seu emprego, hoje já não é mais assim.
Para mostrar um processo de qualificação eficiente para sua equipe, montamos um guia com as principais competências para exigir e oferecer para seus colaboradores. Boa leitura!
Qual é a importância de ter motoristas capacitados?
O fato dos motoristas serem habilitados com a carteira própria da categoria, não condiciona a sua conduta em boas práticas gerais. Os treinamentos de capacitação são importantes para conscientização, educação quanto ao que tem em mãos e a sua melhor utilização, tendo real noção dos perigos envolvidos.
As vantagens da capacitação não passam apenas por melhores práticas no dia a dia e as, consequentes, vantagens para sua imagem, você vai sentir no bolso as diferenças a longo prazo: menor desgaste dos veículos, diminuição do número de acidentes, maior eficiência e menor número de multas.
Quais as técnicas de capacitação?
Testes com simuladores
Os simuladores representam uma ótima maneira de treino para os motoristas aprenderem e conhecer o seu instrumento de trabalho. É possível recriar situações permitindo ao profissional aperfeiçoar habilidades e adquirir condutas mais seguras.
Este é um tipo de treinamento mais custoso, a empresa de transporte pode tanto desenvolver o seu sistema ou contratar uma empresa especializada para o serviço.
Técnicas de direção defensiva
Oferecer direção defensiva visa preparar o motorista para lidar com toda situação adversa, entendendo todas as limitações envolvidas, tanto do condutor quanto do veículo, através de aulas práticas e teóricas. O foco é sempre eliminar costumes inadequados e aumentar a experiência dos motoristas.
Cuidados com o meio ambiente
A forma como o motorista conduz, é diretamente proporcional ao impacto que tem na segurança, redução de custos, na eficiência da prestação do serviço e no meio ambiente.
Abusar dos mecanismos e peças do carro, ao abusar do acelerador e fazer frenagem forçada, aumenta a quantidade de poluentes emitidos, desgaste de pneus e demais peças do veículo acarretando em mais trocas, e a queima de combustível é maior quando se força o motor. Toda ação do motorista tem interferência no meio ambiente.
Gestão de riscos
Riscos fazem parte do dia a dia de motoristas, e profissionais conscientes sabem identificar e trabalhar para mitigar esses perigos. Conhecendo seus deveres e responsabilidades, se tornam aliados para imprimir excelência durante o transporte, seja de cargas quanto de passageiros, já que a segurança sempre estará em primeiro lugar.
Ética pessoal e profissional
Os motoristas muitas vezes são a cara do seu negócio nas ruas, através deles que as pessoas nas ruas vêem a sua empresa. O comportamento do profissional, estando ou não em serviço, traz consequências positivas ou negativas para a imagem da empresa.
Os colaboradores devem atuar e sempre agir com ética, educação, cordialidade e respeito às leis. Treinamento específicos de conduta são indispensáveis.
Quais são os impactos da capacitação de motoristas?
Outros benefícios diretos são a facilidade no planejamento das rotas, já que os treinamentos ajudam os condutores a terem mais confiança sobre trajetos e perigos de cada rota, e a redução no custo da renovação dos seguros, perfis limpos de motoristas garantem bônus nos valores de renovação.
Com capacitação, toda empresa será beneficiada com a redução de custos, diminuição de prejuízos de quebras, acidentes ou perda de mercadorias, além de um melhor atendimento, por isso aqui na Rimatur Transportes, nossos motoristas passam por treinamentos e cursos rigorosos, visando o seu melhor desenvolvimento. O jeito Rimatur de ser passa diretamente por nossos condutores sempre com um sorriso no rosto e capacidade para desempenhar seu trabalho.