Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Regras para ser um bom companheiro no fretado

Maio 5, 2019

Toda pessoa conhece alguém que usa ou já usou fretado, ou ela mesma foi usuária desse tipo de transporte. E com certeza, todos têm uma história sobre o tempo que passaram dentro dos ônibus, de momentos bons, engraçados ou, até mesmo que foi atrapalhado pelos outros passageiros.

Por isso, manter uma etiqueta dentro do fretado, garante o seu bem estar e de todos os colegas. Vamos dar algumas dicas de como ser um bom companheiro no fretamento, proporcionando uma viagem agradável a todos:

1- Seja pontual
Todo mundo tem horário a cumprir, assim, estão todos sempre apressados. Para o ônibus chegar a tempo em cada destino, dois fatores são importantes: que o trânsito contribua e que os passageiros não atrasem em seu embarque. Ser pontual faz com que você chegue na hora certa e todos os passageiros também.
Dica: esteja sempre 5 minutos antes do seu embarque no ponto combinado e para descer, fique pronto para desembarcar quando se aproximar do seu destino.

2- Não deixe sujeira nos assentos
Essa regra é a mais simples: sujou? Limpa. Sendo menos direto, é horrível quando você vai se sentar e encontra uma poltrona suja, com resto de comida ou com papéis espalhados. Por isso, sempre que sair do seu assento, faça um check se não deixou nada para trás.

3- Não ocupe a vaga ao lado com a sua mochila
O assento ao lado do seu é para outro passageiro, não ocupe com sua bolsa ou mochila, para isso existe o bagageiro ou segure no seu colo, a não ser que você esteja na janela, pois pode colocar no seu pé. Caso esteja no corredor, usar este espaço para colocar a mala, pode atrapalhar a passagem do outro usuário.

4- Não perturbe os outros com som alto ou luz
Todos têm direito a descansar e aproveitar o silêncio, caso você não queira, pode fazer o que desejar mas sem abusar do som alto, seja com o celular, conversando com alguém ou escutando música. Fone de ouvido e bom senso resolvem todas as situações. O mesmo vale para a luz, mantenha a luminosidade do celular baixa e se gostar de ler, cuidado para não invadir o espaço do outro com sua luz de leitura.

5- Pensar na segurança é importante
Usar o cinto de segurança é primordial e é lei, então sempre que estiver sentado, não esqueça de afivelar o cinto.
Outro ponto importante é não distrair ou conversar com o motorista, somente o necessário.

6- Ao andar pelo ônibus não seja espalhafatoso
Se deslocar pelo corredor requer cuidado, então se segure pelo bagageiro e cuidado para bolsas e mochilas não batam nos que estão sentados.

7- Levantou, volte a poltrona para a posição original
Etiqueta de qualquer ônibus: ao levantar, volte o encosto do assento para a posição vertical, você não sabe se o próximo a usar vai querer deitar logo que sentar, a escolha é dele, assim como será sua quando voltar a usar algum assento.

Quando todos pensam no próximo, o ambiente melhora para todo mundo. Aqui na Rimatur Transportes, prezamos o bom convívio entre nossos amigos e passageiros, por isso, mantemos sempre os nossos ônibus limpos e organizados para que você possa desfrutar de ótimos momentos e fazer o que quiser, respeitando o próximo.