Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Como você, motorista, pode ajudar na segurança do transporte coletivo

Abril 5, 2019

Trabalhar com o transporte de passageiros é uma atividade que exige um alto nível de responsabilidade. Afinal, é papel do motorista adotar atitudes responsáveis que ajudarão a proteger quem está dentro e fora do veículo. Confira dicas de segurança essenciais!

Respeite os limites do corpo e da mente

Não realize viagens se estiver com muito sono. Também evite dirigir sob o efeito de medicamentos que possam causar sonolência ou alterações semelhantes e jamais consuma álcool antes de pegar no volante.

Problemas pessoais e familiares costumam incorrer em falta de desatenção no trânsito e baixa tolerância em situações de estresse. Reveja sua jornada diária e mantenha na rotina atividades prazerosas que sejam capazes de restabelecer sua energia.

Seja prudente no trânsito

Muitos motoristas, pelo longo tempo de experiência, tendem a ganhar bastante segurança no volante. Mas é importante lembrar: excesso de segurança pode levar a erros básicos de direção defensiva (e até mesmo fatais).

Respeite as regras de trânsito, sobretudo em relação a limites de velocidade e ultrapassagens. Fique por dentro da legislação para evitar infrações, que além de colocarem a viagem em risco, também afetam diretamente o orçamento.

Exija o uso de equipamento de segurança

Use e exija o uso de equipamentos de segurança por todos os passageiros, respeitando as condições de cada um. Verifique se os assentos preferenciais estão sendo usados corretamente e se as crianças pequenas e pessoas com deficiência estão bem instaladas.

Tenha atenção também na hora do embarque e desembarque de passageiros para que tudo seja feito em local seguro e de maneira adequada, respeitando eventuais limitações de cada um.

Assegure a manutenção do veículo

Para garantir uma viagem segura para todos, não deixe de fazer todas as revisões necessárias para manter a manutenção do veículo em dia. Ao menor sinal de problema, comunique a empresa de transportes ou peça a avaliação imediata de um profissional especializado.

Providencie uma apólice de seguros

Infelizmente acidentes acontecem. Por isso, contratar um seguro é altamente importante para garantir não somente proteção para você e os passageiros, mas também para danos em equipamentos, uma vez que os custos de reparo tendem a ser bem elevados.

Mantenha-se atualizado

Transportava funcionários de empresas e agora irá trabalhar com transporte de estudantes? Então será preciso aprimorar conhecimento, pois se trata de um novo perfil de cliente. Sempre que achar necessário, dedique tempo para voltar à sala de aula e aprender novos conteúdos. Dirigir é uma habilidade que pode (e deve) estar sempre em desenvolvimento.

Aqui, na Rimatur Transportes, prezamos pela segurança e capacitação de todos os nossos motoristas, todos passam por recorrentes processos de reciclagem e cursos de atualização visando o melhor transporte possível.