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Qual o papel do transporte na estratégia logística?

Março 10, 2019

Cada tipo de mercadoria possui uma forma ideal de ser transportada. Em uma operação logística, adotar a melhor estratégia de transporte vai ajudar a equilibrar custos e oferecer um serviço diferenciado, fidelizando clientes já existentes e conquistando novos.

Transporte responde por grande fatia dos custos logísticos

Vale ressaltar que o papel do transporte na estratégia logística não está apenas no planejamento das entregas, isto é, na distribuição de produtos. É preciso também ter atenção para garantir o abastecimento e não ter a produção comprometida na unidade fabril.

Por isto os gastos com transporte consomem a maior fatia do custo de uma operação logística. Garantir o produto certo, no tempo exigido pelo cliente e com o menor custo de entrega possível não é uma tarefa simples. É preciso investir em planejamento estratégico.

Estratégias de distribuição

A distância ideal do cliente, por exemplo, irá assegurar prazos mais competitivos e que sejam adequados às suas necessidades. Mas nem sempre a fábrica onde os produtos são produzidos está localizada de maneira estratégica. Muitas são instaladas longe dos grandes centros urbanos.

Para contornar este problema, as empresas então optam por criar centros de distribuição em regiões que tenham melhor localização, impactando diretamente na redução dos custos com transporte. Outra forma alternativa de repensar custos é recorrer a outros modais de transporte, como aéreo, ferroviário ou marítimo.

Tecnologia para garantir melhor prazo ao menor custo

Investir na tecnologia correta significar tomar decisões baseadas na análise de indicadores gerados por sistemas inteligentes, garantindo assim a melhoria do planejamento e controle da operação logística.

Aplicativos de rastreamento ajudam a garantir a segurança dos motoristas, da carga e fornecem estimativas precisas do tempo de entrega. Além disto, o próprio cliente tem a possibilidade de acompanhar o trajeto em tempo real, um importante diferencial para o negócio.

Outro recurso tecnológico importante e com impacto direto nos custos diz respeito ao planejamento de rotas para otimizar o processo de entrega de mercadorias. As ferramentas de roteirização disponíveis no mercado, por exemplo, são capazes de calcular o caminho mais curto para a realização de entregas no menor tempo possível, sempre levando em conta as distâncias, as condições de trânsito e o custo dessas viagens.