Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

4 dicas para economizar combustível na sua empresa

Janeiro 27, 2019

Todo gestor tem em sua premissa cortar gastos da operação de sua empresa, sem perder qualidade no serviço. Um desafio enorme. No setor de transportes, um dos ativos que se tem mais preocupação neste quesito é com combustíveis, já que representa uma boa fatia dos custos de uma empresa desse ramo.

Por ser um produto que sofre muitas variações de preço ao longo do ano e ser uma despesa que está diretamente ligada ao faturamento, é importante estar atento a algumas medidas que podem ajudar na economia mensal que sua empresa pode gerar.

1.Mantenha o peso da carga ou o limite de passageiros dentro dos limites estabelecidos:

Ao exceder o peso permitido ou colocando mais pessoas do que o recomendado no meio de transporte, você está cometendo um crime e pode colocar em perigo todos os envolvidos. Além dos riscos, aumentar o peso do carro, faz crescer o consumo de combustível dos veículos, o que eleva o custo geral da operação. Outro ponto a se considerar é o desgaste mais acelerado de peças importantes para o veículo.

2.Manter os pneus sempre calibrados:

Pneus fora da calibragem recomendada, aumentam o esforço do carro no deslocamento, subindo o consumo de combustível. É recomendado que esse processo seja feito pelo menos uma vez por semana..

Fique atento para as especificações que cada veículo tem para a calibragem dos pneus, no manual do proprietário você encontra facilmente. Fora a economia no consumo, os pneus vão aumentar o seu tempo de vida útil.

3. Manter galpões em localizações estratégicas:
Maiores distâncias fazem os carros da companhia andarem mais e, consequentemente, consumirem mais. Ter um galpão em uma localização perto de acesso a rodovias ou pensado que seja perto dos principais locais de entregas do seu produto, evitam deslocamentos maiores, perda de tempo em trânsito de cidades e levam também a menor tempo de entrega. Menos gasto de combustível e economia de manutenção nos carros.

4. Manter a revisão do veículo em dia
Um motor eficiente economiza combustível, isso é meio óbvio, mas muita gente não segue a regra. Organize a frota para sempre ter um carro fazendo as manutenções e revisões preventivas e não desfalcar a operação. Outra dica: peças de qualidade e outros produtos de boa procedência, como óleos, são fundamentais para um motor saudável.

É muito importante que a logística interna e os gestores trabalhem com foco na manutenção e como melhorar o consumo de combustível, com a economia oriunda deste serviço, é possível investir e melhorar outras áreas da empresa que vão satisfazer o seu cliente. Aqui na Rimatur Transportes todas essas ações são feitas com muita atenção e rigor.