Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100
+(55) 41 2141-5700
41-999280692

Quais são os significados dos gestos e sinais nas ruas e estradas

Setembro 12, 2018

Você já deve ter reparado que alguns gestos e sinais usados nas ruas e rodovias são essenciais para uma comunicação visual eficiente entre os motoristas. Mas será que você conhece o significado de cada um?


Piscar faróis duas vezes

Sinal comumente utilizado pelo veículo que vem em sentido contrário com o intuito de alertar o condutor sobre acidentes ou obstrução da pista adiante, indicando atenção redobrada e redução de velocidade.

O alerta do motorista pode ser acompanhado de outro sinal gestual indicando pedestres ou animais na pista, quando o mesmo aponta, respectivamente, dois ou quadro dedos para baixo (em alusão ao número de pernas).


Piscar faróis repetidamente

Utilizado para alertar o condutor à frente de que há algo de errado com seu veículo. A orientação é verificar se há alguma peça solta, porta aberta, vazamento de líquido ou pneu murcho. No entanto, só estacione quando estiver em plena segurança.


Piscar e buzinar ao mesmo tempo

Seja na rua ou estrada, os dois sinais juntos indicam pedido para que o carro da frente conceda passagem ou também pode ser uma forma de sinalizar uma situação emergencial, como falha mecânica no veículo ou transporte de um passageiro doente.


Ligar pisca alerta

Deve ser usado apenas com o carro parado ou quando o motorista precisar frear ou reduzir velocidade de forma brusca. Se observar este sinal no carro que segue a frente, só faça uma ultrapassagem em condições de absoluta segurança.


Duas buzinadas

Dois toques curtos são sinal de agradecimento ao condutor que, por exemplo, lhe concedeu passagem. É bem vindo responder com duas buzinadas curtas de volta como forma de retribuir a gentileza.


Seta curta para direita ou esquerda

Na hora de fazer uma ultrapassagem na estrada, atenção aos sinais do veículo da frente, principalmente ônibus e caminhões, que possuem melhor visibilidade: uma seta curta para a esquerda significa que ainda não é hora de ultrapassar, enquanto uma seta curta à direita é o sinal para uma ultrapassagem segura.


Agentes de trânsito

As regras de um agente se sobrepõem às regras de circulação e sinais de trânsito. O mais comum é que estes profissionais usem sinais sonoros: um breve apito significa “siga”, dois breves apitos significam “pare”, e um apito longo significa que a marcha deve ser reduzida.


Braços para fora

O motorista à frente pode utilizar diferentes gestos e sinais manuais para se comunicar. Braço para fora com a mão aberta virada para baixo indica alerta para redução de velocidade. Braço esquerdo esticado significa mudança de direção à esquerda (em substituição às setas). Já o braço esquerdo dobrado indica que o condutor irá virar à direita.

Nunca confie cegamente nos sinais de outro condutor, pois há chances de ele se confundir, porém mantenha-se atento para agir se for realmente necessário. Por último, lembre-se que os gestos e sinais nas ruas e estradas estão muito ligados à nossa cultura local e podem ser bem diferentes em outros países.