Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100

Seu bebê pode viajar de ônibus tranquilamente: veja dicas de como tornar essa viagem mais segura!

Abril 10, 2018

Ao contrário do que muitos pais pensam, bebês podem sim, viajar de ônibus. Os pediatras fazem restrição para levar um criança em viagens apenas após os 3 meses devido as principais vacinas. No mais não há contra indicação.

Mas para levar seu pequeno em um deslocamento, alguns cuidados precisam ser tomados para a sua segurança e dos bebês. Listamos todas elas, para os papais, neste post:

Documentação

Como estamos falando de bebês de meses de idade, é obrigatório ter em mãos os documentos dele. Muitos ainda não possuem carteira de identidade, nesse caso ande com a certidão de nascimento e os pais precisam estar com os seus documentos de identificação também. Caso o bebê vá viajar com outras pessoas é necessário apresentar uma autorização dos pais, este documento pode ser feito em postos de atendimento do Juizado de Menores, presentes, muitas vezes, em rodoviárias.


Para onde vai?

O destino, para onde sua família vai, é muito importante para o conforto do seu bebê. Lembre-se que para ele não existe a noção de viajar, o que ele sente é uma mudança de ambiente e pensar na estrutura que vai encontrar lá, faz diferença para seu conforto. A mudança de ambiente é positiva e estimulante para eles, mas não pode ser estressante. Pense em como dar banho, trocar fralda, onde dormir, como levá-lo de um lugar para outro, onde deixá-lo com conforto quando não estiver no colo e, talvez, até lavar roupinhas.


Necessidades

Malas de bebês geralmente são volumosas, e não tem como não ser: roupinhas, fraldas, produtos de higiene específicos, brinquedos, cadeirinha e por aí vai. Faça uma lista de tudo o que precisar levar, tente levar o máximo possível de itens necessários, pois caso precise comprar no destino, com certeza, gastará mais do que está acostumado.


Mala de mão

Após despachar as malas no bagageiro externo, você pode levar uma mala de mão específica para o bebê, tenha contigo itens diversos: uma troca de roupa, algumas fraldas, produtos de higiene imediata, uma manta, em casos que o bebê já utilizar, chupeta, mamadeira e nunca se esqueça de um brinquedo que mais gosta para distrair. Bebês costumam se entediar muito rapidamente.


Dentro do ônibus

Bebês com mais de 6 meses podem ir no colo dos pais, a dica é usar um sling ou canguru para deixar seu filho mais confortável e você ficar com as mãos livres. Para bebês menores, a indicação é comprar um assento a mais na viagem e trabalhar com a cadeirinha de transporte, a mesma que utiliza no carro.

Prefira sempre os assentos do corredor, proporciona mais liberdade para levantar e andar pelo ônibus, caso necessite, além de mais espaço lateral.

Se o bebê estiver no seu colo, passe o cinto apenas em você, esta precaução é muito importante: em caso de freada ou batidas, o peso do adulto pode machucar o bebê no cinto.

Mesmo com todas as dicas, é a sua experiência e a rotina do seu bebê que vai dizer tudo a levar e o que é necessário. Atente-se apenas aos cuidados na estrada para deixar a sua e a viagem do seu bebê mais confortável e segura.