Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100
+(55) 41 2141-5700
41-999280692

FAQ


Fretamento Continuo


Contratar o transporte fretado não é mais caro que fornecer vale transporte para os funcionários da minha empresa?

Muitos fatores devem ser analisados para esta comparação, como por exemplo o número de linhas que de fretamento serão implementadas, por isso o correto é fazer um estudo do número de funcionários e a distribuição dos mesmos por regiões da cidade ou região metropolitana. De maneira geral, o custo direto do fretamento pode ser levemente superior, no entanto, quando se leva em consideração a diminuição do absenteísmo, afastamento por acidentes de percurso e inconvenientes com paralisações do transporte público, o fretado se mostra economicamente mais atrativo. Além da questão financeira, existem uma série de vantagens no transporte fretado que tornam este benefício um diferencial para sua empresa, como o fato do funcionário ter um transporte exclusivo ao seu dispor, onde ele posa viajar sentado em uma poltrona confortável, ter um deslocamento mais rápido para ir e voltar do trabalho, poder descansar, ler um livro ou até estudar durante o percurso, ter mais segurança no deslocamento e baixa exposição a violência urbana, entre outros.


No Transporte Fretado o tempo de percurso da linha “horas in itinere” na qual o empregado permanece no interior do veículo é considerado como jornada de trabalho?

No passado essa questão deixava margens para interpretações diversas da justiça do trabalho, ponto corrigido pela nova legislação trabalhista que entrou em vigência em 2017, que deixa claro que o tempo que o colaborador permanece dentro do veículo não deve mais ser pago ao empregado como “horas in itinere”. A redação do art. 58 da CLT (alterada pela lei de 2017) prevê, no seu parágrafo segundo, o referido conceito. Vejamos: “§ 2º O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador.”.


Existe alguma limitação de tempo de rota ou distância das linhas?

Normalmente o ideal é que as linhas sejam projetadas para não terem um tempo de percurso maior do que 1:30hs e as distâncias percorridas não sejam muito superiores a 60 Km, prezando pelo conforto e agilidade no deslocamento, mas podem existir ajustes pontuais ou rotas com maior ou menor tempo conforme a solicitação de cada cliente.


Em caso de greve do transporte público o transporte fretado também é afetado?

Não, o transporte fretado é um serviço particular regido por uma convenção de trabalho diferente por isso em caso de greve do transporte público não existe o risco que o transporte fretado também paralise as suas atividades, em situações deste tipo ele permanece ativo e rodando normalmente.


Quais os tipos de veículos que posso contratar para a minha empresa no transporte fretado?

A Rimatur atualmente trabalha com três perfis de veículos, que se adequam a necessidades de cada empresa, temos os ônibus que possuem 48 lugares, micros que possuem até 31 lugares e vans que possuem 15 lugares. Ao fazer a contratação de um serviço de transporte fretado é feito um estudo para adequar a necessidade da empresa ao perfil de veículo que ofereça a melhor relação custo x benefício.


No transporte fretado os funcionários são embarcados em casa ou em outros pontos de embarque predeterminados?

A vantagem do transporte fretado é que as duas opções são possíveis, conforme a necessidade de cada cliente os colaboradores podem ser embarcados na porta de casa ou em determinados pontos de embarque, cada cliente define a sua necessidade e a distância máxima de casa na qual ele quer que os colaboradores sejam embarcados.


É possível solicitar transporte fretado somente em casos esporádicos para transportar os colaboradores da minha empresa como, por exemplo, um evento fora ou no caso de greve ou paralização do transporte público?

Esta opção sim é possível. No caso de evento temos uma frota dedicada a este atendimento, já no caso de paralização do transporte público a prioridade de atendimento será sempre para aqueles clientes que possuem um contrato regular com a Rimatur, portanto é uma opção cujo atendimento está sujeito à disponibilidade de motoristas e veículos.


A contratação do transporte fretado é somente de segunda a sexta-feira ou também, posso contratar para os finais de semana.

O transporte fretado funciona 24 horas por dias, manhã, tarde e noite durante todos os dias da semana, inclusive finais de semana, a programação do transporte para dias e horários é bastante flexível e se adapta à necessidade de cada cliente. Durante o processo de contratação é o cliente é quem define quais dias e horários ele precisa de transporte.


Mesmo tendo um contrato de transporte fretado com as datas e horários predefinidos é possível solicitar um transporte extra fora dos dias e horários contratados?

Sim, há clientes que eventualmente precisam de transporte extra para determinados dias e horários, para estes casos é possível o atendimento de transporte diferenciado desde que haja um comunicado prévio do cliente com um certo prazo de antecedência. Nestes casos o custo do transporte extra poderá ser diferenciado.


Quais as regiões, localidades e municípios que a Rimatur atende no transporte fretado?

O atendimento da Rimatur é feito em Curitiba e em todos os municípios da Região Metropolitana. Para facilitar este atendimento, dispomos de garagens em Curitiba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Campo Largo.


Turismo


A Rimatur também faz transporte de encomendas e cargas?

Não, a Rimatur é especializada em transporte de passageiros, tanto no fretamento contínuo como no turismo.


Posso fretar um veículo para viagem internacional (Paraguai, Argentina, etc)?

Infelizmente trabalhamos somente dentro do território nacional.


Tenho uma festa de casamento na região metropolitana de Curitiba e gostaria de fretar um veículo para levar e buscar um grupo de familiares e amigos, isso é possível?

Sim. Este tipo de serviço é denominado traslado e você pode contratar um de nossos veículos para o transporte e assim aproveitar a festa sem preocupações.


Tenho um grupo de amigos que quer visitar a cidade de Aparecida do Norte (SP), posso contratar um veículo da Rimatur, mesmo sendo pessoa física.

Sim, com certeza. Viagens nacionais, independente do destino, é nossa especialidade.


A Rimatur utiliza motoristas terceirizados para realizar as viagens?

Não, todos os motoristas da Rimatur são funcionários devidamente treinados, capacitados e com todas as licenças necessárias regularizadas.


Os veículos que realizam viagens possuem sistema de som?

Sim, nossos veículos que executam viagens de turismo possuem sistema de multimídia com som, vídeo e Wifi 4G.


Em viagens as despesas de alimentação e hospedagem do motorista estão incluídas no preço ou são pagas a parte?

Existe as duas modalidades de contratação, podendo ser incluído os custos no valor total e assim você não se preocupa com isso ou no caso do contratante dispor dessa facilidade no local de destino, pode ser retirado do valor, ficando o contratante responsável por suprir essa necessidade.


Tenho um filho pequeno, ele pode viajar no meu colo?

A legislação permite que seu filho viaje no colo se ele tiver até 5 anos, a partir desta idade, somente ocupando uma poltrona.


Menores de 18 anos podem viajar desacompanhados em viagens fretadas?

A partir de 12 anos com autorização dos pais é possível, antes desta idade é necessário que esteja acompanhada e mesmo assim é necessária, uma autorização do juizado de menores.


Posso pagar pela viagem após o retorno?

Não, a forma de pagamento prevê que seja dado uma entrada no momento da reserva e o restante em até três dias antes da viagem ou traslado.


É necessário apresentar uma relação de passageiros?

Sim, esta é uma obrigação legal. Todas as viagens são registradas na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e faz parte da documentação a lista de passageiros com número do documento de identidade (RG). Esta relação deve ser enviada a Rimatur até três dias antes da viagem e no momento da viagem pode ocorrer até duas alterações.


Posso conhecer o carro que estou reservando?

Sim, será um prazer recebe-lo na Rimatur para conhecer nossa estrutura e veículos.