Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100
+(55) 41 2141-5700

Fique atento e saiba como cuidar dos seus pneus

Setembro 12, 2018

Cuidar da manutenção dos pneus do seu carro pode ser mais simples do que se imagina. Basta ter atenção ao monitoramento dos itens essenciais para ficar livre de gastos indesejados e ainda garantir a segurança de todos os passageiros.


Uso do veículo

Alguns carros atingem quilometragens mais altas com os pneus intactos, outros necessitam da troca muito antes. Saiba que a maneira como você dirige influencia (e muito) nos cuidados necessários com os pneus.

Acelerar ou frear de maneira brusca, estacionar encostado nas guias, raspar os pneus com frequência, passar por buracos, fazer o pneu “cantar”, tudo isto atua diretamente no desgaste da borracha e pode levar à substituição dos pneus antes do previsto.


Calibragem adequada

Todo fabricante especifica a calibragem correta para cada veículo, informação que está disponível no manual do proprietário. Quanto mais murcho o pneu rodar, por exemplo, menor será sua vida útil, além de aumentar o risco de estouros e perda de estabilidade do carro. Calibre os pneus, no máximo, a cada 15 dias, de preferência com eles frios, pois a alta temperatura aumenta a pressão interna.


Rodízio dos pneus

Você sabia que os pneus frontais sofrem três vezes mais desgaste que os pneus traseiros? Por esta razão, um cuidado recomendado com os pneus é fazer rodízio entre as peças traseiras e dianteiras mais ou menos a cada de 10 mil km. Assim, o desgaste será parecido e evitará desequilíbrio entre as rodas.


Alinhamento e balanceamento periódicos

Se o seu carro está puxando para o lado ao soltar a direção e o volante vibrando, então providencie rapidamente o alinhamento do veículo e balanceamento das rodas. O simples cuidado evitará o desgaste desigual dos pneus e aumentará estabilidade do seu carro. A sugestão é que a manutenção seja feita a cada 10 mil km. O procedimento é bem rápido.


Checagem do indicador de desgaste

Para saber se é hora de partir para a substituição dos itens, verifique se o sulco dos pneus atingiu a profundidade mínima de 1,6 mm, analisando o indicador TWI (um filete de borracha que fica entre os sulcos). Se a altura destes pequenos filetes ficar igual à altura dos sulcos, então é hora de fazer a troca imediata dos pneus.

Cuidar dos itens e peças fundamentais do seu carro é garantir a sua segurança e de todos no trânsito!