Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100
+(55) 41 2141-5700

Como criar rotas otimizadas

Setembro 12, 2018

Realizar entregas no menor tempo possível, utilizando o caminho mais curto. Este é o objetivo de todo empresário que depende de uma operação logística no dia a dia. Por esta razão, investir na otimização de rotas é tão importante para alavancar negócios.


Para um sistema eficiente, invista em tecnologia

Não é fácil desenvolver a otimização de rotas de forma caseira. É preciso investir em roteirização, seja o seu negócio voltado para transporte de cargas ou de passageiros.

Existem no mercado diversos softwares que permitem fazer a gestão integrada dos processos, garantindo que procedimentos administrativos e operacionais funcionem em sintonia. Com a tecnologia certa, as chances de sucesso se ampliam.


Entenda (e atenda) a necessidade do seu cliente

O foco de qualquer empresa que trabalha com a venda de produtos ou serviços deve ser a plena satisfação do seu cliente. Por isto, a tecnologia deve ser usada com esta finalidade: a de tornar a experiência do seu cliente cada vez melhor.

Um exemplo é garantir rastreamento em tempo real das entregas. Imagine uma pessoa que inverteu o número da casa ao cadastrar seu endereço. Assim que o erro é identificado, fica mais fácil fazer correções no meio do caminho por meio do rastreamento, do que ter que aguardar a devolução do item e recomeçar o processo desde o início.

Outro ponto é criar uma roteirização que permita entregar em períodos diferentes. Quem mora em casa ou prédio sem portaria, e passa o dia fora, provavelmente terá preferência em receber suas encomendas no período noturno.


Monitoramento ajuda a readequar rotas

Investir no monitoramento das cargas é uma forma de garantir melhores condições de trabalho por meio de análises detalhadas dos trajetos e identificação de potenciais problemas.

É possível, por exemplo, rapidamente consertar o planejamento das rotas em razão de fatores externos como trechos em obras e bloqueios de pistas, assim como identificar (e evitar) zonas com maior índice de violência.


Gerenciamento de indicadores de desempenho

A análise de indicadores de desempenho permite entender se o momento é propício para trocar o veículo, aumentar a equipe, adotar uma nova rota ou buscar horários alternativos para evitar picos de trânsito. Conhecer os indicadores-chave do negócio é a base para as grandes tomadas de decisões e adoção de medidas de
prevenção.

Aqui na Rimatur Transportes, pode ter certeza que temos um amplo estudo e monitoramento de nossas rotas para garantir segurança, qualidade e economia para nosso clientes.