Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100
+(55) 41 2141-5700

5 dicas para uma viagem segura na estrada

Maio 21, 2018

Estar na estrada sempre é um prazer e é uma sensação única, diferente de dirigir em outros meios. Mas por ser uma via mais rápida, com condições próprias e regras específicas, pode se tornar perigosa tanto para motoristas profissionais quanto para os condutores sem muita experiência.

Uma das formas de se manter seguro na estrada, além de obedecer as leis do Código de Trânsito Brasileiro, é estar atento a alguns pontos importantes que vão fazer a diferença no seu deslocamento e no dos demais motoristas. Veja 5 dicas que preparamos para tornar a sua
viagem segura:


1 – Garanta que seu carro esteja com a mecânica em dia

Antes de sair da garagem, verifique que a parte mecânica básica do seu carro esteja em ordem: itens de simples conferência como nível de óleo, freios e amortecedor, você no dia a dia consegue estar atento e identificar quando houver algum problema. No mais, manter seu automóvel com a manutenção e as revisões feitas nas datas certas, vai te garantir um veículo sempre em bom estado. Fique atento também aos itens de segurança como pneus calibrados (junto com o estepe), faróis, setas, triângulo, macaco, cintos de segurança e limpadores de pára-brisa. Ao sinal de algum problema, não adie, leve a algum lugar especializado para correção.


2 – Saiba as condições que vai encontrar na estrada

Em uma pesquisa rápida na internet você consegue observar as condições da estrada, como trânsito do momento, estado do asfalto e clima. Mesmo com os aplicativos de mapas à disposição, sempre pesquise seu caminho, conhecer a rota por onde irá, faz a diferença quando, por ventura, seu celular ou a internet não funcionar.


3 – Respeite as leis de trânsito

Com o carro na estrada, observe a velocidade máxima permitida e mantenha uma distância segura para o automóvel da frente. Sempre use a seta ao mudar de faixa e não faça ultrapassagens pela direita, aguarde o momento certo para ultrapassar pela esquerda. Quando identificar outro carro mais rápido que você, dê a passagem, a estrada não é lugar para disputas. O acostamento é um lugar para paradas emergenciais e, sempre que precisar usá-lo utilize pisca-alerta e o triângulo de sinalização. É recente, mas aplica multas aos infratores, sempre deixe os faróis ligados durante todo o percurso, mesmo de dia.


4 – Fique atento aos sinais que outros motoristas te passam

Não são regulamentados ou reconhecidos, mas os sinais entre os motoristas são de extrema utilidade na estrada: carros que vem no sentido contrário podem sinalizar com pisca para a direita significando pista livre a sua frente ou piscando os faróis, o que te avisa para manter atenção e que a frente algo de grave aconteceu no seu caminho. Veículos que vem atrás de você e usam o pisca para esquerda, dão o sinal que querem passar, como na dica anterior, dê passagem, mantenha sua viagem tranquila.


5 – Esteja saudável e garantindo o seu bem estar

Procure descansar bem antes de pegar estrada, nåo dirija com sono ou após consumir bebidas alcóolicas. Ao menor sinal de algo errado com o seu corpo, não dirija. Se alimente bem e mantenha água e comida práticas no carro para evitar que alguma necessidade o distraia.

Mesmo com todas essas medidas ainda não se sente seguro para viajar? Opte por empresa de transporte de passageiros, a Rimatur Transportes é a sua escolha! Fale conosco!