Rod. Curitiba - Ponta Grossa Br-277, Km 2, 1875, Mossunguê, Curitiba/PR - 82305-100
+(55) 41 2141-5700

Seja um passageiro consciente: dicas do que não fazer dentro do ônibus!

Maio 3, 2018

Quem nunca passou por uma situação constrangedora ou se deparou com um passageiro mal educado dentro do ônibus? infelizmente, essa situação é muito comum nos transporte coletivos no país.

Outro ponto é: você, por um acaso, não é um desses passageiros e nem quer ser, correto?

Para te ajudar e a todos que necessitam pegar um ônibus, seja ele fretado, de viagem ou público, listamos algumas ações para todos nós ficarmos atentos e nos tornamos um passageiro consciente:

Pessoas com necessidades especiais tem direito a qualquer assento

Os assentos marcados são de uso prioritários de gestantes, idosos, pessoas com deficiência ou com crianças de colo, mas na presença de algumas pessoas nessas condições e com os assentos reservados todos ocupados, esses passageiros têm direito de usar qualquer outro do ônibus, por isso, sempre ceda seu lugar quando isso acontecer. Não adianta fingir que está dormindo.


Bagagem de mão

O compartimento de bagagens interno de ônibus, principalmente os de viagem, são apenas para poucas malas ou bolsas, por isso seu tamanho reduzido. Nesse caso, apenas leve o necessário para te auxiliar no tempo da viagem, demais bagagens devem ser despachadas no maleiro externo. Assim, evita-se espalhar malas pelo chão e, até, usar o assento ao seu lado. Lembre-se que o passageiro ao seu lado tem o mesmo direito de espaço que você.


Barulho excessivo

Regrinha básica e muito simples: quer ouvir música? Sempre de fone de ouvido. É falta de educação obrigar os que estão a sua volta escutar a sua música. E mesmo de fone de ouvido, evite escutar muito alto, pois, quem está ao seu lado vai se incomodar com o contrário, além de fazer bem aos seus ouvidos.


Higiene é primordial

Todos sabemos como é desagradável ter alguém perto com mau hálito ou com cheiro de suor muito forte. Em algumas situações é inevitável não estar parecendo que acabou de sair do banho, mas para se prevenir, tenha sempre um desodorante e uma balinha a mão. Outro dica, muito recorrente, nunca corte as unhas no transporte coletivo!


Pressa para sair

Ao chegar no seu destino, todos irão sair do ônibus, por isso, não é necessário sair correndo do seu assento. Ofereça a idosos e pessoas com dificuldades de locomoção a opção de sair primeiro, educação é sempre bem-vinda.


Não sujar o ônibus

Evite sujar o ônibus, recolha todo o seu lixo ao chegar no ponto final, leve um saco plástico para organizar tudo o que usou. Sempre que comer algo, certifique-se que nada caiu no chão ou no assento. Após você usar, haverá outro passageiro no mesmo assento.


Reclame sempre que se sentir incomodado

Falar com o motoristas é proibido, a não ser em casos de urgência, assim, só use desse expediente em casos muito graves, mas sempre que avistar um funcionário da empresa, reporte o ocorrido para que eles possam tomar a atitude cabível. Caso decida conversar com o passageiro que esteja incomodando, seja sempre educado e cortês para evitar discussões.

Uma regra muito simples ajuda em todos esses exemplos citados: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Lembrando que sempre terá alguém ao seu lado ou usando o assento após você, é mais fácil lembrar que atitudes simples podem fazer a diferença na viagem de todos.